6º Cerco de Jericó

6º  Cerco de Jericó

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ENCONTRO DOS COROINHAS


Olá!!!

Há alguns dias atrás, nós da equipe diocesana dos coroinhas,
enviamos para a sua paróquia uma carta convocando
os coordenadores de coroinhas para um dia de encontro e formação,
a fim de vermos como foi a nossa caminhada em 2009 e traçarmos algumas
metas para o ano de 2010, tendo em vista
o Congresso Diocesano dos Coroinhas a realizar-se no próximo ano.

Assim sendo, peço-lhe a gentileza de encaminhar essa
carta e/ou esse e-mail aos coordenadores de coroinhas, que devem confirmar
a presença no encontro até quinta feira, 19/11.

O encontro será no dia 22/11 dás 10h00 às 17h00,

no Seminário filosófico São José(R. Emílio de Menezes, 1515 - Vila Estrela(Ponta Grossa)

PEdimos a participação de até 4 pessoas por paróquia. E a contribuição de R$3,00 por pessoa para o almoço.
Obs. Pedimos que nos enviem a resposta a esse e-mail até quinta-feira, 19/11. É importantíssima a presença de vocês para que possamos frutificar mais em 2010.

Cordialmente,

Seminaristas Wagner e Rodrigo

Rodrigo Diego de Souza
Seminário São José
R: Emílio de Menezes, 1515
Vila Estrela - Ponta Grossa-Pr
(42) 3225-3429
www.rodrigodiegosouza.blogspot.com

segunda-feira, 16 de novembro de 2009


Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco em Ponta Grossa
Dados sobre encontra sobre a urna de Dom Bosco.
Objetivo desta peregrinação são os 150 anos da fundação da Sociedade de São Francisco de Sales, (Salesianos de Dom Bosco), em 1859 e o bicentenário do nascimento de dom Bosco em 2015.
Trata-se de uma grande peregrinação que percorrerá todos os países do mundo, onde existe presença Salesiana.
A visita do pai e mestre da juventude se concretiza através de seuas relíquias (sua mão guardada numa caixa sob o peito) e uma estátua contidas numa urna feita de alumínio, bronze e cristal.
_____________________________________________________________
ROTEIRO DA VISITA NA PARÓQUIA N SRA AUXILIADORA – PONTA GROSSA
DIA 17/11 TERÇA Feira
13 h Recepção festiva com Banda
13:30 Celebração de acolhida
14h apresentação da vida de Dom Bosco
15h Celebração Eucarística
16:30 às 19:30 - Vigília de Oraçãol
20:00 Solene Eucarístia
21:45 Apresentação da vida de Dom Bosco
22:00 h às 06:00 - Vigília de Oração
DIA 18/11 – QUARTA FEIRA
05:00 h Vigília de oração (MECEs)
06:15 – Apresentação da vida de Dom Bosco
07:00 h Celebração Eucarística
08:00 h Apresentação da Banda
08:30 h Bateria de fogos
08:30 h Saída para Curitiba
O endereço da Paróquia - Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Rua 15 de setembro, 1177 – Vila Marina -Fone: (42) 3226 4231
DOM BOSCO VISITA O SUL DO BRASIL - A VINDA DA URNA COM SUAS RELÍQUIAS ESTÁ CHEGANDO... A visita do Pai e Mestre da juventude se concretiza através de suas relíquias (sua mão guardada numa caixa sob o peito) e uma estátua contidas numa urna feita de alumínio, bronze e cristal. Trata-se de uma grande peregrinação que percorrerá todos os países do mundo, onde existe presença Salesiana.
Na nossa Inspetoria a urna de Dom Bosco vem do Paraguai no dia 15 de novembro e faz o seguinte itinerário:
16/11 - Guarapuava;
17/11 - Ponta Grossa;
18/11 - Curitiba/Lindóia;
19/11 - Curitiba/ISAS ;
20/11 - Joinville; 21/11 - Massaranduba; 22/11 - Itajaí - Parque Dom Bosco; 23/11 - Itajaí/Salesiano; 24/11 - Ascurra; 25/11 - Rio do Sul; 26/11 - Santa Rosa; 27/11 - Bagé; 28/11 - Rio Grande; 29/11 - Porto Alegre/São Manoel; 30/11 - Viamão; 01/12 - Porto Alegre/CPO; 02/12 - Viagem para São Paulo.
O objetivo desta peregrinação são os 150 anos da fundação da Sociedade de São Francisco de Sales, (Salesianos de Dom Bosco), em 1859 e o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco em 2015.
Veja estes dois links: O primeiro um vídeo sobre a bênção da urna e o outro as músicas que foram gravadas num cd pela Inspetoria do Mato Grosso, com o título Vem conosco caminhar!:
A família Bosco
Os Bosco de Chieri eram uma família de arrendatários, conhecida na região há mais de um século.A história de Dom Bosco começa menos de dois meses após a batalha de Waterloo, em Castelnuovo d'Asti, hoje Castelnuovo Don Bosco, um povoado perto de Turim, ao norte de uma Itália redesenhada de acordo com os caprichos dos vencedores de Napoleão.Aos 16 de agosto de 1815, no lugarejo denominado Becchi, nascia João Melchior Bosco, filho de Francisco Bosco e Margarida Occhiena, donos de uma pequena propriedade, que ganhavam honestamente o pão à custa de muito trabalho e economia, como arrendatários de uma família residente em Turim.Da família de João Bosco ainda faziam parte seu meioirmão Antônio e o irmão José, nascidos em 1808 e 1813 respectivamente.Francisco morreu quando João ainda não tinha completado dois anos. A morte do pai deixou marcas profundas para o resto de sua vida. Muitos anos mais tarde, a lembrança do acontecimento continuava viva em sua memória:Eu não tinha ainda dois anos - conta o mesmo Dom Bosco - quando meu pai morreu. Nem chego a lembrar seu rosto. Só me lembro das palavras de minha mãe: "Está sem pai, Joãozinho". Todos saíam do quarto. Eu teimava em ficar.-"Venha, Joãozinho"- insistia minha mãe docemente.- "Se o pai não vier, eu também não quero ir"- respondia eu. - "Ora, venha, meu filho. Você já não tem pai".E com estas palavras a santa mulher, prorrompendo em soluços, me levava embora do quarto. Eu chorava porque ela chorava. Nessa idade, que pode entender uma criança? Mas aquela frase: "Você já não tem pai" - me ficou gravada na memória para sempre.Margarida, ajudada por Antônio, quase adolescente, levou a família adiante, enfrentando as dificuldades e tentando resolver com os donos das terras arrendadas os problemas que a morte de Francisco ocasionara.
Como se não bastasse a morte do marido, teve de enfrentar a fome que assolou a região naquele ano de 1817. Intensas geadas e a estiagem prolongada causaram a perda de quase todas ascolheitas. O resultado foi uma violenta carestia, trazendo consigo a fome.
Enquanto moraram juntos eram freqüentes as discussões entre Antônio e o pequeno João.
Pouco se conhece da vida de Antônio, que era 7 anos mais velho que João. Adolescente fechado, muitas vezes grosseiro e violento, Antônio aproveitava sua superioridade física para bater nos irmãos menores o que obrigava Margarida a correr para livrá-los de suas mãos. Ao que parece, Antônio era hipersensível e ficou traumatizado com as mortes sucessivas da mãe e do pai.
Além de outros desentendimentos, João enfrentava a oposição do irmão mais velho, que se opunha ferozmente a que ele estudasse.
Quando Antônio atingiu a maioridade, foi feita a divisão dos bens deixados pelo pai e cessou a oposição a João, que pôde seguir a vocação a que se sentia chamado.
Fonte: Salesianos de Dom Bosco.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Almoço Comunitário 15/11/2009


No próximo dia 15 de novembro teremos em nossa Capela o almoço Comunitário.
Serão vendidas porções, logo após a Missa de Primeira Eucaristia( 09:30)
Todos estão convidados para esse momento em que também comemoraremos o recebimento do Sacramento da Comunhão dos 50 catequizandos e mais 01 adulto.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Você Sabe como Destruir uma Pastoral ou movimento na sua Comunidade?





1- Não frequente as reuniões, mas quando for lá, procure algo para reclamar. Com certeza você sempre vai encontrar. Fique de olho! Explore.

2- Ao comparecer a qualquer atividade dedique-se a encontrar falhas nas pessoas. Veja se o coordenador, ou qualquer outra pessoa estão fazendo as coisas corretas, segundo o seu ponto de vista. Se achar que encontrou falhas neles, espalhe para os outros, critique de verdade. Agora, quanto às coisas boas que fazem, não comente nada, não elogie, fique na sua, em absoluto silêncio.

3- Nunca aceite uma missão, compromisso ou incumbência alguma; lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar.

4- Se o coordenador ou qualquer outra pessoa pedir sua opinião sobre qualquer assunto, responda que não tem nada a dizer, e depois espalhe como deveriam ser as coisas, na sua "opinião".

5- Não faça mais do que o absolutamente necessário, porém, quando o coordenador ou qualquer outra pessoa estiverem trabalhando com boa vontade e interesse que tudo corra bem, afirme que o seu grupo está sendo dirigido e dominado por um "grupinho".

6- Se você for convidado para qualquer cargo, simplesmente seja esperto e recuse. Alegue que você não tem tempo, e depois critique com a seguinte afirmação: "esta turma quer sempre mandar no grupo, e eu sou uma pessoa democrática, sou diferente deles, eu me preocupo com os outros e com o grupo".

7- Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o coordenador, ou qualquer pessoa do grupo, procure vingar-se fazendo acusações e divulgando supostos "erros" por eles cometidos. Não será difícil, pois este pessoal está cheio de falhas humanas.

8- Sugira, insista e cobre a realização de cursos, palestras, encontros, reuniões, mas quando forem realizadas, não se inscreva, nem compareça.

9- Se você receber questionários solicitando sugestões, e se a coordenação não "adivinhar" suas idéias e pontos-de-vista, critique e espalhe a todos dizendo que você é ignorado e que não te dão a menor importância.

10- Fale dos outros o máximo que você puder, mesmo que não seja verdade. E quando falarem de você fique cheio de melindres, leve as críticas pelo lado pessoal e procure se afastar do grupo.

11- Caso você esteja responsável por alguma atividade do grupo, tente sempre impor as suas idéias, não abra exceções, seja autoritário, rígido e fanático. Se tentarem mudar a sua opinião, apele ou diga que "existe um momento para cada coisa", ou ainda, faça de conta que nem ouviu.

12- Com o passar dos tempos procure formar um grupo de pessoas que têm as mesmas idéias que as suas, e aos poucos tentem influenciar a coordenação do grupo a fazer do modo que vocês querem e não da maneira deles. Afinal de conta, quem manda neste grupo!?

13- Seja um exemplo de cristão "dentro" do seu grupo, dizendo palavras que confortam, proibindo as coisas que não estão de acordo com as leis de Deus, seja um verdadeiro "anjinho". Mas quando estiver fora do grupo, viva a vida da maneira que bem entender, aja como se fosse do "mundo".

14- Após tudo isso, quando seu grupo não tiver mais reuniões, encontros, trabalhos de evangelização, etc. etc. Estufe o peito e diga:

EU NÃO DISSE QUE ISSO IA ACONTECER?...

1º Retiro da Legião de Maria Juvenil - Rainha do Anjos- Comemoração pelos 05 anos de Existência





"O jovem é o braço forte do Corpo Místico de Cristo."

Data: 15 de novembro de 2009 – Domingo.
Local: Paróquia São Judas Tadeu – Rua Ricardo Wagner, 865 – Olarias.
Inscrições: na secretaria da Paróquia ou pelo e-mail: alinekellipg@hotmail.com
Contribuição: um quilo de alimento não perecível

Programação
08h. 00 min. - Missa.
09h. 10 min. - Café da manhã.
09h. 30 min. - Inicio com acolhida - Animação - Orações Iniciais da Téssera e contemplação dos Mistérios do Rosário.
10h. 00 min. - Palestra com a Ir. Nelci da Copiosa Redenção “Maria, Medianeira de todas as graças”.
12h. 00 min. - Intervalo.
12h. 15 min. - Almoço.
13h. 30 min. - Retorno com animação - Banda Jack KII
13h. 50 min. - Palestra com Pe. Moacir “O Sim de Maria”.
14h. 30 min. - Catena Legionis - Os cinco anos da Legião Juvenil - Teatro - Apresentação do vídeo.
15h. 30 min. - Intervalo - Café.
15h. 45 min. - Palestra com Diácono Miguel “Juventude Legionária e a Eucaristia” - Entrada do Santíssimo - Momento de partilha - Orações Finais.

Maiores informações: Aline Kelli J. de Paula – alinekellipg@hotmail.com
Fone: (42) 8837 6810 / 3222 1298

“Sem compromisso não se alcança o céu!”