6º Cerco de Jericó

6º  Cerco de Jericó

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Vocação Leiga




Leigo é toda pessoa batizada que segue Jesus Cristo na Igreja e escolhe viver e testemunhar sua fé no mundo secular: na família, na escola, nas profissões, na política etc. O cristão leigo quer viver no mundo à maneira de Jesus Cristo e transformar o mundo à maneira de Jesus Cristo. Ele atua não de fora, mas de dentro das várias instituições do mundo, como o fermento, a luz, o sal (Mt 5,13-16; 13,33)."O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo. Um homem o acha e torna a esconder e, na sua alegria, vai e vende tudo o que possui e compra aquele campo" (Mt 13,44).

O leigo é ao mesmo tempo o homem da Igreja no coração do mundo e o homem do mundo no coração da Igreja. Ele está sempre questionando o conjunto da Igreja com suas experiências de participação nos problemas, desafios e urgências do mundo secular. Ao mesmo tempo está sempre questionando e enriquecendo o mundo com as riquezas da Boa-Nova de Cristo que traz em si. Nos lugares onde vive e se relaciona, o leigo é muitas vezes a única presença da Igreja.

Ao
campo específico da atividade evangelizadora do leigo é o vasto e complexo mundo da política, da educação, dos meios de comunicação social, da economia, da realidade social, da cultura, das ciências, das artes, da realidade internacional... Sua tarefa é transformar tudo isso conforme o projeto de Jesus Cristo, construindo o Reino de Deus na história, criando fraternidade.

Além desta sua presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente a comunidade eclesial. São os ministérios. Ex.: catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da palavra, do canto, da saúde, da promoção social etc.

São Paulo compara a Igreja com o corpo humano (1Cor 12,12-27). Assim como o corpo tem vários membros e cada um tem uma função, assim também na Igreja. Cada membro, isto é, cada um de nós tem uma função e não existe ninguém sem função. Por isso ela é chamada também de corpo ministerial ou povo de servidores. (Ministério é sinônimo de serviço.) E você, tem um ministério em sua comunidade?

"Permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a tua infância conheces as sagradas Escrituras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus" (2Tm 3,14-15).

“Os fiéis leigos têm como vocação própria procurar o reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus. Realizam assim o chamado à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados.” (Compêndio do Catecismo da Igreja Católica – 188)


ESTÁGIO VOCACIONAL DIOCESANO



Ele acontecerá nos dias 19 e 20 de Setembro/2009.

O início será as 12:00 do Sábado (19/09) e terminará com o almoço no Domingo.

Esse estágio se destinará a vocacionados que estejam cursando o 3º Ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído o Ensino Médio.

Será no Seminário São João Maria Vianney na Vila Liane em Ponta Grossa.

Mais informações é só ligar no telefone 3238-4230 e falar comigo, Athanagildo, ou com o Pe Valdeslei também pelo telefone 3238-1939.

Profundamente agradecido e deixando um grande abraço fraterno

Athanagildo Vaz Neto

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Diocese de Ponta Grossa.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Os Cientistas e Deus -( Para descontrair)


Como de costume achando sempre saber de todas as coisas, um grupo de cientistas estava decidindo entre eles qual iria se encontrar com Deus e dizer que não precisavam mais Dele. Finalmente um dos cientistas se apresentou como voluntário e foi dizer a Deus que Ele não era mais necessário... Assim, ao encontrar Deus, o cientista Lhe diz:
- Deus, o Senhor sabe como é... Temos pensado neste assunto e eu vim dizer que o Senhor não é mais necessário. Quero Lhe dizer ainda que nós temos elaborado grandes teorias e idéias, nós já fizemos clone de uma ovelha e muito em breve iremos clonar seres humanos. Como o Senhor pode ver, nós realmente não precisamos mais de você.
Deus, em toda a Sua sabedoria, amor e justiça, balança a cabeça, compreensivamente e diz ao cientista:
- Bom, sem ressentimentos. Mas, antes, vamos fazer um concurso. O que você acha?
O cientista diz:
- Para mim, tudo bem! Que tipo de concurso, Senhor Deus?
- Um concurso de fazer homem - Deus responde.
- Legal! Sem problemas! - Exclama o cientista.
O cientista rapidamente se adianta pegando um punhado de barro e diz:
- Vamos lá, estou pronto!
E Deus, diz:
- Não assim.
Você tem que criar seu próprio barro.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Oficialização dos Coroinhas




Domingo 16 de agosto de 2009,15 Crianças foram oficializadas coroinhas em nossa Capela, numa celebração que também marca o Dia das Vocações religiosas.
A data foi escolhida justamente porque no dia 15 de agosto é comemorado o Dia de São Tarcísiso , padroeiro dos coroinhas.
O Cerimonial de Vestição ou Oficialização é um ritual no qual os coroinhas receberão a túnica benta com a qual eles vão auxiliar o padre na Santa Missa. Isto é, este cerimonial é uma resposta a um compromisso de responsabilidade que eles assumirão a Cristo na sua Igreja.



A liturgia da celebração foi toda envolvida por esses pequenos (leituras, ofertório, entrada com paisou padrinhos, etc.), que comprometeram- se a servir com alegria, dedicação, zelo e carinho.


Após a homilia as crianças aproximaram-se do altar para vestirem as túnicas com a ajuda dos pais(após abençoadas) e receberem a benção do nosso Pároco Frei Ailton.


No final da celebração eles encenaram a vida de São Tarcísio e em seguida ajoelhados em frente ao altar fizeram a sua consagração.


O que faz um COROINHA?

O Coroinha tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Dá testemunho da radicalidade do amor de Deus que chama a muitos como outrora ao jovem Samuel, a Tarcísio, a Adílio, à Maria Goretti a dar sua contribuição na construção do Reino de Deus no ambiente onde está inserido, seja na família, no grupo de Coroinhas, na comunidade, na escola, etc. Por atuar diretamente nos serviços do altar e da comunidade o Coroinha também tem por missão, o zelo pela comunidade como ambiente de oração, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo, além de defender a Eucaristia, a exemplo de seu padroeiro São Tarcísio.


Jõao Paulo II pediu às comunidades paroquiais e aos sacerdotes que dediquem maior atenção aos coroinhas, meninos e jovens que ajudam no serviço ao altar, pois constituem um "viveiro de vocações sacerdotais”.

O pontífice lança seu pedido na tradicional Carta que envia aos sacerdotes do mundo com motivo da Quinta-feira Santa, na qual presta particular atenção à oração e ao compromisso da Igreja para suscitar vocações à vida consagrada.

"Cuidai especialmente dos coroinhas, que são como um “viveiro” de vocações sacerdotais", explica o Papa na carta que escreveu durante 25 anos aos presbíteros do mundo nesta data, na qual se celebra os momentos em que Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio na última Ceia.

"O grupo de acólitos, bem acompanhado por vós no âmbito da comunidade paroquial, pode percorrer um válido caminho de crescimento cristão, formando quase uma espécie de pré-seminário", declara.

"Recorrendo à cooperação de famílias mais sensíveis e dos catequistas segui, com solícita atenção, o grupo dos acólitos para que, através do serviço do altar, cada um deles aprenda a amar cada vez mais o Senhor Jesus, reconheça-O realmente presente na Eucaristia e saboreie a beleza da liturgia", sugere o Santo Padre




HISTÓRIA DE SÃO TARCÍSIO


São Tarcísio
A história de um coroinha


No ano de 245 d.C., na cidade de Roma, nasceu um menino chamado Tarcísio. Ele gostava de brincar com os colegas nas praças e nas calçadas. Quando Tarcísio completou 7 anos, seus pais faleceram. Ele ficou muito triste, pois os amava e com eles tinha aprendido a ser um bom menino. Mas Deus o amava tanto que lhe deu de presente um novo lar, ele foi adotado por uma família nobre que morava perto de sua casa.
Foram os pais adotivos de Tarcísio que falaram para ele sobre Jesus. Disseram também que naquele tempo os cristãos eram perseguidos e ninguém podia dizer que amava Jesus, pois quem fizesse isso seria devorado pelos leões. Ao ouvir falar que Jesus era filho de Deus, que ele tinha vindo ao mundo para nos salvar e morrido na cruz por amor a cada um de nós, Tarcísio se apaixonou por Jesus e pediu a seus pais para ser batizado e tornar-se um cristão.
A partir do seu batismo começou a ser coroinha e a ajudar o papa Sisto II na hora da santa missa. Passou a conhecer melhor Jesus, com isso aumentava nele a alegria de ser cristão.
Aconteceu que durante a celebração da santa missa, o papa recebeu a notícia de que um grande grupo de cristãos havia sido preso e não queria morrer sem receber a comunhão, então fazia ao papa esse último pedido. No final da missa o papa contou àqueles que estavam ali o que tinha acontecido: alguns disseram:
– Meu Deus, e agora? Quem levará Jesus a eles? Quem terá coragem de ir à prisão, correndo o risco de morrer?
E eis que Tarcísio, acompanhando tudo com os olhos e com os ouvidos bem atentos, levantou o braço no meio deles e disse:
– Eu vou, santo padre, não tenho medo!
– O papa lhe disse:
– Não meu filho, você é muito jovem.
– E ele respondeu:
– Por isso mesmo, ninguém vai desconfiar de mim.
– Diante dessa atitude, o papa autorizou que ele levasse a comunhão aos que estavam presos. Nessa hora, todos os que estavam na catacumba se ajoelharam diante de uma belíssima imagem do Bom Pastor que havia ali e disseram:
– Jesus, salvai-o!
– Tarcísio, porém, disse:
– Prefiro morrer a entregar Jesus Eucarístico aos pagãos romanos.
– O papa deu a ele as sagradas partículas e disse:
– Que os anjos te acompanhem!
– E recomendou:
– Não passes pelo meio da multidão e lembra-te de que essas coisas santas não podem ser dadas aos cães e nem aos porcos. Cuide bem da Hóstia Consagrada.
– Tarcísio, com voz firme e corajosa, disse:
– Se morrer, morro abraçado a Jesus.
– Assim ele deixou as catacumbas e se dirigiu à via Ápia, uma grande avenida que dava acesso à prisão.
– No caminho, seguia tão envolvido com a presença de Jesus, que nem se deu conta dos amigos que se aproximavam chamando-o para brincar:
– Tarcísio falta um jogador para completar o time!- disse um dos meninos
– Ele respondeu:
– Agora não posso, na volta eu pararei para brincarmos.
– Eles ficaram curiosos para ver o que Tarcísio trazia nas mãos e tentaram roubar o seu tesouro, e ele gritou:
– Deixem-me, por favor! Tenho uma missão e preciso ir agora.
– Os meninos então o deixaram partir. Quando estava quase chegando, um grupo de rapazes maus e vadios parou Tarcísio e quis saber o que ele trazia nas mãos.
– Disse um deles:
– Ele leva presentinhos para os presos. Não sabe que isso é proibido?
– Tarcísio ficou em silencio e apertava cada vez mais forte o doce Jesus em seu coração e pedia forças para levá-lo aos que estavam presos.
– No meio deles havia um homem que tinha um punhal e ameaçou Tarcísio dizendo:
– Se você não me entregar o que tem nas mãos, eu o matarei, garoto.
– Tarcísio, corajoso, respondeu:
– O senhor deveria ter vergonha por querer atacar uma criança.
– E o valentão afastou-se dele. Logo em seguida todos os rapazes foram para cima de Tarcísio, derrubaram-no, deram-lhe bofetões e feriram o seu rosto. Depois, uma enorme pedra lançada por um dos rapazes acertou a sua cabeça. Tarcísio ficou cheio de sangue e caído no chão.
– Em nenhum momento deixou de segurar a Hóstia Consagrada, e os meninos avançaram sobre ele abrindo suas mãos. Nessa hora, aconteceu um milagre: a Hóstia Consagrada que ele trazia desapareceu e o grupo de maldosos, não encontrando nada, saiu correndo e deixou Tarcísio no chão.
– Um soldado cristão chamado Quadrato chegou naquele momento e o pegou nos braços, perguntando:
– O que fizeram com você meu jovem?
– E Tarcísio, com voz baixa, respondeu:
– Trago comigo o santíssimo sacramento e deveria levá-lo aos cristãos que estão presos, mas agora me leve de volta para as catacumbas, por favor.
– Quando chegou às catacumbas, o soldado disse:
– Eis aqui, santo padre, o pequeno Tarcísio que se deixou torturar para que a Eucaristia não fosse profanada.
– O papa ficou tão emocionado que escorreram lágrimas dos seus olhos.
– E disse a Tarcísio:
– Meu filho, Jesus está contente com você!
– E Tarcísio com voz ainda mais fraca disse?
– Morro feliz, amo Jesus
– E nessa hora ele deu o último suspiro e foi para o céu.

Tarcísio deu o seu próprio sangue para defender o tesouro da Eucaristia. Com apenas 13 anos, foi para o céu no dia 15 de agosto de 257, ele ficou conhecido pela igreja como padroeiro dos Coroinhas e Ministro Extraordinário da comunhão.


















3ª Semana do Mês de Agosto - Vocações Religiosas

Vocação Religiosa


A Vocação Religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo. Os religiosos são consagrados a Deus para servi-lo e para servir os irmãos e irmãs. Este serviço se dá através de um jeito próprio, ou seja, de acordo com o Carisma de cada Congregação religiosa e de cada membro da mesma como um dom, como um modo próprio de ser e agir. Esse dom dado pelo Espírito torna a pessoa apta a realizar determinada missão.
O jovem vocacionado ingressa em uma família religiosa conforme o carisma pessoal e de acordo com o Carisma da Instituição que ele escolhe para uma missão específica.


Os Religiosos são homens e mulheres que ouviram um dia o chamado de Deus para colocarem suas vidas a serviço, em total entrega a Deus e aos irmãos e irmãs. São chamados a deixarem tudo: casa, família, propriedade, bens, e livremente ingressam numa Congregação ou Ordem religiosa. Professam os Votos de pobreza, castidade e obediência.

Pobreza aqui quer ter o significado de capacidade de desprendimento de si mesmo, não ter nada de próprio, para que, livre dos bens materiais, na liberdade interior, possa ter Deus como o Tudo, único bem, o Absoluto de sua vida.

Castidade é, além da renúncia livre do matrimônio, ser capaz de ofertar seu coração e todo o seu ser a Deus, numa abertura de amor mais ampla, livre, um amor oblativo, a Deus e nele, a todas as pessoas, numa entrega amorosa na missão que assume como projeto de Deus para sua vida.

Obediência: Busca constante da vontade de Deus, para melhor servir. A obediência a Deus passa por mediações: A Igreja, a Congregação religiosa na pessoa dos superiores e à fraternidade.
Ela se dá através de um íntimo relacionamento com Deus, na abertura e confronto aberto, maduro e sincero entre os membros.

fonte : http://www.eternamisericordia.com.br/forum/exibe.php?ida=212

2ª Semana Mês Vocacional - Dia dos Pais - Início da Semana Nacional da Família


Dia dos Pais

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

História

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Comemoração

Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que tambem se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica)



PRECISO DIZER QUE TE AMO

Não há uma expressão exata,
Para definir o que quero e preciso dizer...

Mas quem sabe agora consigo expor em palavras,
O que estou tentando em pensamentos.

Posso chamá-lo perfeitamente de amigo,
Pois cuida de mim a muitos e muitos anos,
E nunca reclamou disso,
Até curtia todos os momentos aventureiros que juntos tivemos.

Saiba que é maravilhoso ter alguém como você,
Cuidando e amando...

Saber que tem alguém que reza pelo simples fato de estar tudo bem.
Alguém que se preocupa, que vela por meu sono.
Você tem as melhores qualidades de um pai,
Não digo isso porque é o meu pai,
Mas porque eu sei como é ter alguém especial do meu lado.

PAI EU TE AMO MUITO,

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

FONTE : WIKIPÉDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Pais


SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

A Semana Nacional da Família é um evento anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil. Teve início em 1992, como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores, hoje, provavelmente mais que em outros tempos, vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao Dia dos Pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Com a Semana Nacional, a Igreja do Brasil quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido posta em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é fundamental um olhar atento, dirigido com carinho, afeto e atenção à família, patrimônio da humanidade e tesouro dos povos.

Os Bispos do Brasil, reunidos na 47ª Assembleia Geral da CNBB, em Itaici, Indaiatuba (SP), nos dias 22 de abril a 1º de maio de 2009, divulgaram “Manifesto em favor da Família” onde reafirmam que “Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher ele os criou (cf. Gn 1,27), destinando-os à plena realização na comunhão de vida, de amor e de trabalho. Por essa razão, o matrimônio e a família constituem um bem para os esposos e a sociedade. O amor conjugal aberto à geração e educação dos filhos proporciona a experiência de paternidade e maternidade através das quais os pais se tornam colaboradores do Criador”.





ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família e agradecemos a vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.

Ensinai-nos a viver a vossa palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.

Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de caráter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.

Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando quiserdes chamar a Vosso serviço.

Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, o respeito mútuo, para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.

Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre. Amém!


COMEMORAÇÃO NA CAPELA


Com a iniciativa do Grupo Garra , a homenagem para os Pais e para as Famílias , foi feita de forma diferente esse ano, além da tradicional mensagem, cantos e os parabéns, após a Celebração Eucarística, foi servido um delicioso Café, com bolos , pães e pipoca, o mesmo foi servido em frente a Capela, ou seja na rua e apesar do medo da gripe podemos dizer que a participação das famílias foi expressiva, mas queremos que ano que vem TODOS possam participar.
O café , os bolos e os pães foram doados pelas mães dos adolescentes além de outras pessoas da comunidade.Nosso agradecimento especial vai para Dona Jô (Mãe da Camyla) e Cris Assessora do Grupo, que doaram além de tudo o seu tempo pra fazer o café e tornar tudo mais saboroso :)!!! Que Deus possa retribuir tudo o que fizeram.





terça-feira, 11 de agosto de 2009

CANCELAMENTO


Em vista do temor da gripe A (H1N1), o Bispo Dom Sergio Artur Braschi deteminou as seguintes medidas preventivas:

* catequese estará suspensa até o dia 31 de agosto.

* missas estarão mantidas( com as portas e janelas abertas) porém estara proibida a entrega de comunhão na boca , bem como o uso de folhetos de missa e cantos, abraço da paz e Pai Nosso de mãos dadas.Pessoas gripadas estão dispensadas das missas, deverão recuperar-se em casa.

*Outras atividades como a Peregrinação das Familias (22 de agosto), Romaria ao Santuário Nossa Senhora das Brotas , e a Ordenação Sacerdotal do Diácono Fábio Sejanoski também estão suspensas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Agosto Mês Vocacional -2009



Tema: “Há esperança no caminho!”
Lema “Ardia nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho” (Cf. Lc 24, 32)




1ª Semana - Vocação para os ministérios ordenados

Dia do Padre

Padre, significa “pai”, assim como o pai cuida de seus filhos o padre cuida daqueles que participam da nossa paróquia para que cresçam como verdadeiros filhos de Deus.
Ser padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus. Sem dúvida nenhuma, somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer. Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.
O padre, como todos nós podemos ver, é o primeiro missionário de nossa comunidade. Ele está sempre conosco, atendendo as necessidades do povo, instruindo, confortando, visitando famílias, doentes, rezando missas, atendendo os pobres. Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo é entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Esta vocação pede força e fé. Muita fé.
O padre é sinal de Deus, ele prega a Palavra de Deus e consagra as hóstias, pedacinhos de pão que se tornam o Corpo de Jesus. Por isso Deus chama para a vida sacerdotal quem tem um coração aberto para servir e se desapegar de tantas coisas que para nós, parecem tão importantes. A grande riqueza do padre é Jesus que ele escolheu seguir por toda a vida. O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações, para que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.
Ter um padre em nossas comunidades é uma benção de Deus e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
Parabéns a todos os padres, que Deus renove diariamente a belíssima vocação a que foram chamados e a qual disseram SIM.
Deus os abençoe e guarde!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Aniversariantes do Mês de Agosto


Feliz aniversário

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.
Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo;
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.