6º Cerco de Jericó

6º  Cerco de Jericó

terça-feira, 11 de maio de 2010

A CRUZ DOS PADRES



Hoje (abril de 2010) temos 18 mil padres no Brasil. E mais de 100 milhões de fiéis. Isso significa que cada padre tem que atender a mais de 5.555 fiéis. Agora faça essa conta comigo: - 10% de 18 mil padres = 1.800 padres; - 1% de 18 mil padres = 180 padres; - 0,1% de 18 mil padres = 18 padres; - 0,01% de 18 mil padres = 1,8 padres.


Quantos padres brasileiros estão envolvidos em escândalos anunciados na mídia? O que está nos bastidores de tudo isto!


Dois, três ou cinco padres significam menos de 0,02% de todos os padres do Brasil! Não se trata de acobertar ou eximir da culpa. Deve-se cobrar de quem errou, mas e os outros 99,98%? Nós vamos condenar todos os padres por causa de 2 ou 3? Nós vamos deixar de acreditar em 11 Discípulos porque Judas traiu Jesus? Nós vamos deixar de acreditar no Senhor por causa disso? Deixaremos de ir à Igreja e de comungar por causa da febre da pedofilia envolvendo clérigos e anunciados pela mídia?


Pense bem: é só na Igreja Católica que existe este crime e pecado? Por que divulgam dados só da nossa Igreja? Seja qual for seu local de trabalho ou sua profissão, se 2, 3 ou 5 cometerem algum crime, você também é culpado?

Por exemplo: na aeronáutica, no exército ou na marinha, se 2, 3 ou 5 praticaram algum delito, todas as Forças Armadas são consideradas culpadas? Se um gerente de banco comanda um assalto (como veiculado na mídia), todos os bancários são penalizados?

A Igreja Católica é muito mais que nossas fraquezas humanas. Ela é mistério de fé. Surgiu do Amor do Coração de Jesus e dos desígnios da Santíssima Trindade. Ela é o espaço e o meio onde pela ação do Espírito Santo, o Senhor continua agindo em nossa vida. É divina porque nasce do coração de Deus e humana, porque formada por nós humanos com todos os dons que nos foram dados por Deus, bem como pela nossa humanidade frágil que precisa da graça e do perdão de Deus. Devemos pensar muito antes de falar da Igreja Católica ou dos padres, afinal tem muita gente santa, dedicada e sincera, dando a vida pelas comunidades e fazendo o bem. Justiça, misericórdia, equilíbrio e sabedoria andam juntos! Não podemos ser caolhos na visão globalizante da realidade. Ou quem sabe pode ser uma tendência atiçada por algumas pessoas para relativizar a ação da Igreja e da presença do cristianismo no mundo?

“Por certo, a condição do padre é muitas vezes difícil. Não é para admirar que seja o primeiro alvo visado pelos inimigos da Igreja porque, dizia o Cura d´Ars, São João Maria Vianney, quando se quer destruir a religião começa-se por atacar o padre” (Carta Encíclica de João XXIII – 1º. /08/1959).

Quem errou deve pagar nos fóruns eclesiásticos e civis. Para o pecador, o perdão; para o crime, a punição; para a doença, o tratamento. Mas e o bom nome dos religiosos, sacerdotes e bispos, verdadeiramente humanos, cidadãos e lutadores pelo Reino de Deus através de tantas ações concretas e atividades pelo bem da sociedade e da humanidade?

Devemos banir a pedofilia, não generalizar e destruir a boa fé dos simples e puros de coração. Criou-se uma situação que até para fazer o bem hoje devemos pensar mil vezes, para não sermos mal interpretados e julgados pela malicia e escurecer da consciência de alguns. O que me preocupa é que enquanto olham para os padres com suspeitas e até duvidas, muitos pedófilos estão agindo nas casas, nas famílias e nas ruas fazendo vitimas e se escondendo por trás desta visão unidirecional.

Pe. Ademir da Guia Santos

Assessor Diocesano da Pastoral das Comunicações.

Diocese de Ponta Grossa.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

44º Dia Mundial das Comunicações




Hoje celebramos o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema escolhido pelo Papa Bento XVI é “o sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da palavra”. A mensagem do Santo Padre é dirigida especialmente aos sacerdotes, neste Ano Sacerdotal e após a 12º Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Que possamos “aproveitar com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna”.

A mensagem para este Dia Mundial das Comunicações convida os padres, neste Ano Sacerdotal, a considerar os novos meios de comunicação como um possível grande recurso para seu ministério a serviço da Palavra. Outro objetivo da mensagem é ser um encorajamento aos sacerdotes em sua vivencia com os desafios surgidos com a nova cultura digital.


Ao se familiarizar e valorizar os novos instrumentos midiáticos, os sacerdotes e agentes pastorais podem desfrutar da riqueza de seus dados e conteúdos, que facilitam a colaboração e a comunhão. Graças a eles, quem prega e divulga o Verbo da vida pode alcançar pessoas e comunidades de todos os continentes, criando espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão.

Bento XVI convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo, audácia e exortando os sacerdotes a navegar na Internet, participar de redes de relacionamento e levar a Palavra de Deus ao grande “continente digital”.

Ressalvando os limites das novas mídias, na mensagem “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, Bento XVI dá o seu “juízo positivo” do mundo digital.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli, o papa aconselha os padres a serem partícipes, “dando alma ao fluxo comunicativo da rede e alcançando os não-crentes”.

“A Igreja é chamada a exercer uma ‘diaconia da cultura’ no atual ‘continente digital. A divulgação dos ‘multimídia’ e o diversificado ‘aspecto de funções’ da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado. Os novos meios de comunicação serão uma nova forma de evangelização, para que Cristo chegue e, diante das portas das novas casas, diga novamente: ‘Vede que estou à porta e chamo; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, comerei com ele e ele comigo’. O sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma ‘história nova’, porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os meios ao serviço da Palavra” (Mensagem do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Hoje temos vários sites, blogs e redes virtuais de comunidades católicas. É admirável a presença da juventude, dos adolescentes e pessoas que usam deste meio virtual para fazerem verdadeiras amizades, trocar informações e experiências de vivência cristã. Temos chat, ou “bate papo” virtual entre as pessoas cristãs católicas, numa forma de evangelizar e se evangelizar. São os meios modernos a serviço da comunhão, do diálogo e da evangelização.

Neste dia Mundial das Comunicações queremos rezar pelos comunicadores das várias areas e meios de comunicação, para que tenham a benção de Deus e façam da comunicação um dom para a comunidade a serviço da vida, da cidadania e da humanidade.

Pe. Ademir da Guia Santos

Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SMP - AGENDA DAS SANTAS MISSÕES POPULARES - SEMANAS MISSIONÁRIAS



Santas Missões Populares – Discípulos missionários em todos os lugares
Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher (DAp 18).
É exatamente isso que estamos fazendo com muito entusiasmo e alegria através das Santas Missões Populares na Diocese.
Atividades para toda a Diocese
- Dia 7 de março. As crianças missionárias, de todas as paróquias, entregam a Dom Sérgio Braschi, na missa das 11h00, na Catedral Sant’Ana de Ponta Grossa, os galões com os grãonzinhos de feijão, fruto das suas ações missionárias. Cada paróquia envie, ao menos, um grupo representativo de crianças.
- Dia 23 de maio. Concentração dos Missionários das Santas Missões Populares no Centro de Eventos de Ponta Grossa. Dom Sérgio A. Braschi faz o envio dos missionários.

Grandes Semanas Missionárias – acontecem nas paróquias (por setor)

A SEMANA MISSIONÁRIA é:
- Um tempo especial da graça de Deus na vida das pessoas e comunidades;
- É um retiro espiritual popular;
- Um abraço especial de Deus;
- Um tempo de muitas visitas fraternas;
- Um tempo de festa, paz e esperança e... muito mais.

Junho 2010
- Paróquia Imaculada Conceição – Ponta Grossa 05 a 13 de junho de 2010
- Paróquia São Sebastião – Ponta Grossa 05 a 13 de junho de 2010
- Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro – Castro 19 a 27 de junho de 2010
- Paróquia São Miguel – Irati .12 a 20 de junho de 2010
- Paróquia São José – Imbaú 29 de maio a 06 de junho de 2010

Julho 2010
- Paróquia Cristo Rei – Ivaí 24 de julho a 01 de agosto de 2010

Agosto 2010
- Paróquia São Jorge – Ponta Grossa 31 de julho a 08 de agosto de 2010
- Paróquia N. Sra. da Luz – Irati 07 a 15 de agosto de 2010
- Paróquia Sant´Ana de Ponta Grossa 07 a 15 de agosto de 2010
- Paróquia São Roque – Ventania 14 a 22 de agosto 2010
- Paróquia N. Sra. de Fátima – Telêmaco Borba 14 a 22 de agosto 2010
- Paróquia N. Sra. do Pilar – Ponta Grossa 21 a 29 de agosto de 2010

Setembro 2010
- Paróquia Menino Jesus – Guamiranga 28 de agosto a 05 de setembro de 2010
- Paróquia N. Sra. Remédios – Tibagi28 de agosto a 05 de setembro de 2010
- Paróquia São Cristóvão – Ponta Grossa 04 a 12 de setembro de 2010
- Paróquia São Pedro Apóstolo – Ponta Grossa 04 a 12 de setembro de 2010

Outubro 2010
- Paróquia Santo Antonio – Ponta Grossa 06 a 14 de outubro de 2010

Novembro 2010
- Paróquia N. Sra. Imaculada Conceição – Teixeira 06 a 14 de novembro de 2010
- Paróquia Santo Antonio – Imbituva 06 a 14 de novembro de 2010
- Paróquia Espírito Santo – Ponta Grossa 13 a 21 de novembro de 2010
- Paróquia Santa Teresinha – Ponta Grossa 20 a 28 de novembro de 2010
- Paróquia N. Sra. da Conceição – Ipiranga 20 a 28 de novembro de 2010

Fevereiro 2011
- Paróquia Imaculada Conceição – Carambeí 19 a 27 de fevereiro de 2011
- Paróquia N. Sra. Medianeira – Ponta Grossa 26 de fevereiro a 06 de março de 2011
- Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba 26 de fevereiro a 06 de março de 2011

Março 2011
- Paróquia São Judas Tadeu – Ponta Grossa 26 de fevereiro a 06 de março de 2011
- Paróquia São Sebastião – Fernandes Pinheiro 05 a 13 de março de 2011
- Paróquia N. Sra. Guadalupe – Ponta Grossa 05 a 13 de março de 2011
- Paróquia N. Sra. de Fátima – Ponta Grossa 12 a 20 de março de 2011
- Paróquia Senhor Menino Deus – Piraí 19 a 27 de março de 2011

Abril 2011
- Paróquia São Judas Tadeu – Castro 26 de março a 03 de abril de 2011
- Paróquia Menino Jesus – Reserva 02 a 10 de abril de 2011
- Paróquia Senhor Bom Jesus – Ponta Grossa 09 a 17 de abril de 2011
- Paróquia N. Sra. Perpétuo Socorro – Irati 09 a 17 de abril de 2011

Maio 2011
- Paróquia São José - Ponta Grossa 30 de abril a 08 de maio de 2011
- Paróquia N. Sra. do Rosário – Ponta Grossa 07 a 15 de maio de 2011
- Paróquia N. Sra. Monte Claro – Ponta Grossa 07 a 15 de maio de 2011
- Paróquia Santa Rita de Cássia – Ponta Grossa 14 a 22 de maio de 2011
- Paróquia N. Sra. Rosário – Castro 21 a 29 de maio de 2011

Junho 2011
- Paróquia N. Sra. Auxiliadora – Ponta Grossa 28 de maio a 05 de junho de 2011
- Paróquia São Sebastião – Ortigueira 28 de maio a 05 de junho de 2011
- Paróquia N. Sra. Perp. Socorro – Ponta Grossa 04 a 12 de junho de 2011
- Paróquia São João Batista – Irati 04 a 12 de junho de 2011
- Paróquia N. Sra. da Saúde – Ponta Grossa 04 a 12 de junho de 2011
- Paróquia Sant’Ana – Castro 11 a 19 de junho de 2011

Ano sacerdotal - Oração

Senhor Jesus,

Vós quisestes dar a Igreja, em São João Maria Vianney, uma imagem vivente e uma personificação da caridade pastoral.

Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo.

Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender como estar felizes e com dignidade diante do Santíssimo Sacramento, como seja simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como seja terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como seja consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como seja necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno.

Fazei, ó Senhor Jesus que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender o quanto seja necessário, humilde e glorioso, o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado.

Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”.

Fazei que as nossas famílias cristãs saibam descobrir na Igreja a própria casa, na qual os vossos ministros possam ser sempre encontrados, e saibam fazê-la bela como uma igreja.

Fazei que a caridade dos nossos pastores anime e acenda a caridade de todos os fiéis, de tal modo que todos os carismas, doados pelo Espírito Santo, possam ser acolhidos e valorizados.

Mas, sobretudo, ó Senhor Jesus, concedei-nos o ardor e a verdade do coração, para que possamos dirigir-nos ao vosso Pai Celeste, fazendo nossas as mesmas palavras de São João Maria Vianney:

Eu Vos amo, meu Deus, e o meu único desejo é amar-Vos até o último suspiro da minha vida.

Eu Vos amo, Deus infinitamente amável, e prefiro morrer amando-Vos a viver um só instante sem Vos amar.

Eu Vos amo, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de amar-Vos eternamente.

Eu Vos amo, meu Deus, e desejo o céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.

Eu Vos amo, meu Deus infinitamente bom, e temo o inferno porque lá não haverá nunca a consolação de Vos amar.

Meu Deus, se a minha língua não Vos pode dizer a todo o momento que Vos amo, quero que o meu coração Vo-lo repita cada vez que respiro.

Meu Deus, concedei-me a graça de sofrer amando-Vos e de Vos amar sofrendo.

Eu Vos amo, meu divino Salvador, porque fostes crucificado por mim e porque me tendes aqui em baixo crucificado por Vós.

Meu Deus, concedei-me a graça de morrer amando-Vos e de saber que Vos amo.

Meu Deus, à medida que me aproximo do meu fim, concedei-me a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.

Amém.

S. João Maria Vianney.

Mês de Maio - Mês de Maria


O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria. Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora.

Nesta primeira semana, algumas orações dedicadas à Mãe de Deus:

AVE MARIA
A mais popular dentre as orações marianas, a Ave Maria tem o seu texto dividido em três partes: a primeira corresponde à saudação do anjo Gabriel à Maria, por ocasião da Anunciação de Jesus. A segunda, traduz a saudação de Isabel, quando visitada por Nossa Senhora. E a última, acrescentada pela Igreja, como forma de afirmação da devoção mariana.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

SALVE RAINHA
A Salve Rainha faz parte do Rosário, rezada ao final de cada Terço. É uma saudação à Maria e, ao mesmo tempo, uma entrega da nossa vida à misericórdia da Mãe de Deus.

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida e esperança nossa, salve.
A vós bradamos, degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

ANGELUS
A hora do Angelus - ou A hora da Ave Maria - consiste na recitação de três Aves Marias intercaladas por versículos do Evangelho que relembram a encarnação de Jesus. Em 1456, o papa Calisto III ordenou que os sinos das igrejas tocassem três vezes ao dia - ao amanhecer, ao meio-dia e às seis da tarde - exortando os cristãos a rezarem o Angelus como forma de pedir a intercessão à Virgem.

- O anjo do Senhor anunciou à Maria.
- E ela concebeu por obra do Espírito Santo
Ave Maria...
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria
- E o verbo se fez homem
- E habitou entre nós
Ave Maria...

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
No Batismo somos ungidos pelo Espírito Santo e recebemos o sinal de que somos filhos de Deus. A Consagração à Nossa Senhora, normalmente feita junto com o Batismo, tem o significado de entregar à Mãe de Deus aquilo que de mais preciso possuímos: a nossa própria vida. A consagração é um ato de certeza de que Maria cuidará de nós tal como cuidou de Jesus Cristo.

Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

Tarde do Pastel - 15/05/2010


Evento : Tarde do Pastel
Local : Capela Santa Luzia
Horário : 14:00

Haverá bingo a tarde toda .
Prêmios :
1 forno microondas
1- cobertor
1 - Prancha de cabelo

além de outros prêmios
Venha e participe

Padres do Paraná se encontram em Maringá





Na terça-feira, dia 20 de abril, o auditório Dona Guilhermina, a poucas quadras da Catedral de Maringá, ficou lotado com a presença de 400 padres vindos de todas as dezoito dioceses do regional. Quinze bispos se fizeram presentes.


O encontro tinha sido preparado a tempo e com muito entusiasmo pela Comissão dos Presbíteros do Paraná. O que motivou a sua realização foi a celebração do Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI, por ocasião do 150º aniversário do "dies natalis" de João Maria Vianney.

O nosso objetivo foi propiciar aos padres a ocasião de se encontrarem fraternalmente, de se conhecerem e de partilharem as alegrias do ministério. Por isso, aconteceram poucas atividades no decorrer do dia, mas bastante convivência.

Foi grande a nossa surpresa ao ver a presença de tantos padres. E que maravilhoso testemunho, os padres junto com os seus bispos viajando, rezando, celebrando com alegria. Só este fato, por si só, já fala tanto! Nós somos presbitério!

O assessor do encontro foi Dom Leonardo Ulrich Steiner, da prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Ele contagiou os presentes com o seu jeito simples e humilde de ser e a partir do trecho do Evangelho ‘Pedro tu me amas’ indicou o que significa ser padre hoje: uma pessoa que ama Deus com totalidade de coração e por isso dá testemunho de gratuidade aos irmãos no exercício do ministério. Dom Leonardo enfatizou a centralidade da Palavra de Deus na vida do padre.

Após a conferência, todos os padres e bispos paramentados se dirigiram em caminhada até a Catedral onde houve a grande concelebração. A presença de Cristo Ressuscitado era palpável e por isso os rostos dos presentes irradiavam alegria.

Após o almoço era grande a gratidão dos padres por tudo o que tinham vivido e a certeza de que este encontro marca a história dos padres do Paraná.



Pe. Mário Spaki

(Presidente da Comissão Regional dos Presbíteros)

Oficina de Turismo Religioso e Sustentável

Edital/Convite

A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NO PARANÁ, da CNBB Regional Sul 2 CONVIDA: os representantes das Dioceses que compõem a Arquidiocese de Curitiba; representantes de entidades e empresas voltadas ao turismo Religioso e pessoas interessadas em conhecer e desenvolver essa atividade a participarem da primeira OFICINA DE TURISMO RELIGIOSO E SUSTENTÁVEL DA PROVÍNCIA DE CURITIBA a ser realizada no dia 18 de maio de 2010, com início às 08h30min. e término previsto para as 17h, no Teatro SESC da esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro, Curitiba Paraná.

ASSUNTOS: 1. “O que é Turismo Religioso”; 2. “Marketing em Turismo Religioso”; 3. “Religiões Orientais”; 4. “Turismo Religioso no Paraná”; 5. “Integração de Turismo Religioso”; 6. “Turismo Religioso e Meio Ambiente”; 7. “Como Valorizar os Atrativos Religiosos”, 8 “Cultura e Turismo Religioso”.

OBS: Haverá Coffe Break (manhã e tarde)

Almoço livre

As vagas limitadas (250 participantes)

Inscrições obrigatórias para ingresso no evento

Não haverá custos para inscrição.

Inscrições: secretaria@cnbbs2.org; fsjcm@fsjcm.com.br,

www.cnbbs2.org.br, www.turismoreligioso.org.br,

Mitras Diocesana ou CNBB com Ivete e Rosangela pelo Tel. (41) 3224-7512.

carta 001.jpgCuritiba, 30 de abril de 2010.

carta 001.jpgcarta 001.jpg

ESTÁGIO VOCACIONAL PARA O SEMINÁRIO DIOCESANO - PROPEDÊUTICO.


Nos dias 29 e 30 de maio de 2010, no Seminário Mãe da Divina Graça, acontecerá o Estágio Vocacional do Propedêutico. Será um encontro direcionado para jovens que estejam cursando o 3º ano do Ensino médio ou que já tenham concluído o mesmo!


Se você quer conhecer um pouco mais sobre Vocação e buscar descobrir qual é a sua, venha participar desse encontro.


Início: 12:00 do sábado e término: 12:00 do domingo.
Local: Rua Rio Paranapanema, 69. Boqueirão, Carambeí-PR.


É preciso trazer Bíblia, Terço e caderno para anotações, roupa de cama (lençol, travesseiro, cobertor), material de higiene pessoal.

Para maiores informações ligue (42) 3231-4170 e converse com o Pe Osvaldo ou então ligue (42) 3238-4230 e fale com o Wilson

Visite: www.pastoralvocacional.blogspot.com

Juventude rezando com o sacerdote e pelo sacerdote

Amigos e amigas... Paroquianos e Paroquianas:

Maio, mês das mães, mês de Maria... Mês de rezarmos intensamente também o rosário, como proposta ao seguimento de Jesus Cristo... E de modo muito especial neste mês, rezarmos pelos padres em geral– que ultimamente vêem sendo tão caluniados, pelas falhas de uns tão poucos.
Você já se deu conta de que ao mesmo tempo em que você dorme, trabalha, estuda, está no seu momento de lazer, tem um padre, pelo menos, rezando por você? Seja o rosário, seja a Santa Missa, laudes, média, vésperas, completas...? Rezando por todo o povo de Deus? Pense nisso!
Ajuda muito nessa reflexão, esse vídeo MAY FEELINGS, que envio o link para você acessar (Está em língua espanhola, mas não é difícil de entender).
É importante saber que TANTOS JOVENS, no mundo inteiro pensam diferente sobre os padres:
Ajude a divulgar este vídeo... E como sugere o vídeo: “chegou a hora de mostrarmos a nós (os padres) que não estamos sozinhos... Que rezamos por eles”.
Dizer obrigado aos padres que rezam por todos nós! Rezemos, pois, uns pelos outros!
Pe. Ademir da Guia Santos
Pastoral das Comunicações - Diocese de Ponta Grossa

A DIOCESE DE PONTA GROSSA , AS SANTAS ASSEMBLÉIAS E AS MISSÕES POPULARES


A DIOCESE DE PONTA GROSSA , AS SANTAS ASSEMBLÉIAS E AS MISSÕES POPULARES

Diocese de Ponta Grossa (PR): 6.000 grupos de missionários leigos reunidos em Santas Assembléias.

A Diocese de Ponta Grossa, nas suas 45 paróquias e 650 comunidades, está vivendo as Santas Missões Populares desde junho de 2007, atividade que se estenderá até junho de 2011.

Neste período pascal, durante as sete semanas entre o domingo de Páscoa e domingo de Pentecostes, Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo da Diocese, através de um CD-áudio, enviado em tempo para cada comunidade, com duração de seis minutos para ser ouvido no final das celebrações, lançou um desafio aos leigos à luz do Documento de Aparecida: cada católico engajado, membro de pastoral ou movimento seja missionário formando um Pequeno Grupo para celebrar Santas Assembléias. A adesão em toda a Diocese foi surpreendente!

A idéia das Santas Assembléias remonta a uma das grandes celebrações que o Povo de Deus realizava, já no Antigo Testamento, para cumprir um pedido do próprio Deus (Cf. Lev 23,1-37).

A Equipe Diocesana das Santas Missões Populares preparou um material a partir da Capelinha Missionária (Tríptico), disposto em sete encontros a serem realizados semanalmente nas casas. Em cada semana contempla-se um quadrinho da Capelinha Missionária.

A quantidade de grupos formados foi 6.000 correspondentes aos kits 6.000 adquiridos pelas comunidades de imediato. No entanto, em quase metade das paróquias da Diocese, faltou material e por ser uma produção meio artesanal não se conseguiu, em tempo, atender a demanda. Uma símile ação poderá ser repetida sob novos enfoques, no futuro, e o fato de ter faltado material pode até ser positivo, pois, deixa um “gostinho de quero mais”.

Toda essa ação insere-se no contexto da Missão Continental, em unidade com toda a Igreja da América Latina que recebeu do Papa Bento XVI o Tríptico de presente. Para nós está claro que todo o dinamismo missionário dos grupos está vinculado e esse dom trazido pelo Papa.

Pe. Mário Spaki (mspaki@terra.com.br)

Coordenador Diocesano das Santas Missões Populares – Diocese de Ponta Grossa

Pe. Ademir da Guia Santos

Assessor Diocesano da Pastoral das Comunicações.





olhem que foto!!! Dom Sérgio na Catedral de Brasília com o livrinho do kit na mão

Um abraço

Pe. Mário Spaki