6º Cerco de Jericó

6º  Cerco de Jericó

segunda-feira, 10 de maio de 2010

44º Dia Mundial das Comunicações




Hoje celebramos o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema escolhido pelo Papa Bento XVI é “o sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da palavra”. A mensagem do Santo Padre é dirigida especialmente aos sacerdotes, neste Ano Sacerdotal e após a 12º Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Que possamos “aproveitar com sabedoria as singulares oportunidades oferecidas pela comunicação moderna”.

A mensagem para este Dia Mundial das Comunicações convida os padres, neste Ano Sacerdotal, a considerar os novos meios de comunicação como um possível grande recurso para seu ministério a serviço da Palavra. Outro objetivo da mensagem é ser um encorajamento aos sacerdotes em sua vivencia com os desafios surgidos com a nova cultura digital.


Ao se familiarizar e valorizar os novos instrumentos midiáticos, os sacerdotes e agentes pastorais podem desfrutar da riqueza de seus dados e conteúdos, que facilitam a colaboração e a comunhão. Graças a eles, quem prega e divulga o Verbo da vida pode alcançar pessoas e comunidades de todos os continentes, criando espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão.

Bento XVI convocou toda a Igreja a olhar a Rede Mundial de Computadores com entusiasmo, audácia e exortando os sacerdotes a navegar na Internet, participar de redes de relacionamento e levar a Palavra de Deus ao grande “continente digital”.

Ressalvando os limites das novas mídias, na mensagem “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, Bento XVI dá o seu “juízo positivo” do mundo digital.

Segundo o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli, o papa aconselha os padres a serem partícipes, “dando alma ao fluxo comunicativo da rede e alcançando os não-crentes”.

“A Igreja é chamada a exercer uma ‘diaconia da cultura’ no atual ‘continente digital. A divulgação dos ‘multimídia’ e o diversificado ‘aspecto de funções’ da própria comunicação podem comportar o risco de uma utilização determinada principalmente pela mera exigência de marcar presença e de considerar erroneamente a internet apenas como um espaço a ser ocupado. Os novos meios de comunicação serão uma nova forma de evangelização, para que Cristo chegue e, diante das portas das novas casas, diga novamente: ‘Vede que estou à porta e chamo; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, comerei com ele e ele comigo’. O sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma ‘história nova’, porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os meios ao serviço da Palavra” (Mensagem do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Hoje temos vários sites, blogs e redes virtuais de comunidades católicas. É admirável a presença da juventude, dos adolescentes e pessoas que usam deste meio virtual para fazerem verdadeiras amizades, trocar informações e experiências de vivência cristã. Temos chat, ou “bate papo” virtual entre as pessoas cristãs católicas, numa forma de evangelizar e se evangelizar. São os meios modernos a serviço da comunhão, do diálogo e da evangelização.

Neste dia Mundial das Comunicações queremos rezar pelos comunicadores das várias areas e meios de comunicação, para que tenham a benção de Deus e façam da comunicação um dom para a comunidade a serviço da vida, da cidadania e da humanidade.

Pe. Ademir da Guia Santos

Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário