6º Cerco de Jericó

6º  Cerco de Jericó

terça-feira, 21 de julho de 2009

MINISTÉRIO DE ARTES - Não importa a forma mas eu louvarei ao Senhor!









O Ministério de Música e Artes é a reunião das expressões artísticas : música, dança, teatro, artes plásticas, etc.

A MÚSICA é algo essencial dentro das celebrações, já a dança e o teatro são utilizados mais fortemente em momentos especiais. Servem, por exemplo, para dar uma ênfase numa mensagem, como algo estético para despertar a atenção das pessoas.
São dons que Deus dá e que devem ser utilizados da melhor maneira possível lembrando que quando um artista católico dança, canta, toca , faz teatro , não está fazendo show e sim fazendo algo para Honra e Glória de Jesus, para que as pessoas despertem-se para a mensagem do Evangelho!



Lembremos também que quando são apresentados dança e teatro dentro de celebrações deve ser tomado um cuidado especial para que seja feito tudo dentro da Liturgia , pois existem normas a serem respeitadas, para isso existem cursos e formações e quando surgirem dúvidas deve-se perguntar aqueles que entendam sobre a Liturgia ou seja os coordenadores .

CCom certeza é necessário especializar-se , buscar técnicas e formações, mas se não houver oração e a consciência de que o que fazemos não é para nossa promoção pessoal o grupo acaba e a mensagem com certeza não surte efeito.



A Bíblia nos revela a presença da dança no Êxodo, no livro de Juizes e nos Salmos, no Antigo e Novo Testamento, proporcionando, através de suas páginas, importantes informações de como aquela manifestação acompanhava os significativos momentos da vida do povo hebreu.



Algumas citações bíblicas

2 Sm 6: 12-15 "Então avisaram a Davi, dizendo: O Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de Deus: foi, pois Davi, e, com alegria, fez subir a arca de Deus da casa de Obede-Edom, à cidade de Davi. sucedeu que, quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido duma estola sacerdotal de linho."




1 Sm 18: 6 e 7 " Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares."





Lc 15: 25-27 "Ora, o filho mais velho estivera no campo: e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos criados e perguntou-lhe o que era aquilo. E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde."






Ex 15: 20 e 21 "A profetiza Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou, e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro."




Salmo 150:1,4 e 6 "Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder [...] Louvai-o com adufes e com danças [...] Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!"

ARTES NA CAPELA SANTA LUZIA

O grupo de artes surgiu em 23 de novembro de 2007 com uma coreografia de Consagração a Maria na celebração da Primeira Eucaristia e desde lá não parou fazendo diversas apresentações em diversas ocasiões(celebrações ou não).
Algumas apresentações do Grupo:
  • Consagração a Maria - Primeira Eucaristia 2007 e 2008
  • Encerramento das Novenas de Natal - Dezembro de 2008 - Teatro e Dança
  • Exaltação de Santa Cruz - 14 de setembro de 2008
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro de 2008
  • Celebrações de Natal -2007 e 2008
  • Celebração de Ano Novo - 2008
  • Reis Magos - 2009
  • Mãe da Divina Graça: II Retiro Diocesano das Santas Missões(2008), Retiros Setoriais Capela Santa Luzia(2008 e 2009), Retiro Paroquial Paróquia São Pedro(2009).
  • Noite Mariana - 2009 - Capela N. Senhora Aparecida.
  • Coroação de Nossa Senhora - 2008 e 2009
  • Dia do Diácono - Paróquia São Pedro - 08 de agosto de 2008
  • Entronização da Bíblia - Dia da Bíblia 2008, Retiro Paroquial das SMP , Setorial das SMP , Culto Ecumênico (SMP) 2008.
  • Chamado(dança e teatro) - 06 de setembro 2008 - Resgate Histórico Capela
  • Eu tenho um chamado- Discipulado (teatros , diálogo e Dança) - Festa de São Pedro - 28/06/2009

Atualmente o grupo é formado por meninos e meninas de 09 a 17 anos que fazem apresentações de dança, teatro, dança encenada e música.

MEMBROS
Coordenadora: Simone

  1. Alisson
  2. Ana Carolina
  3. Ana Maria
  4. Andressa
  5. Angelo Eduardo
  6. Any Caroliny
  7. Any Caroliny Bastos
  8. Bruno Henrique
  9. Crislaine
  10. Dara
  11. Dylan
  12. Elize
  13. Emely
  14. Francimara
  15. Gabriely
  16. Gianine
  17. Gustavo
  18. Julia
  19. Juliana
  20. Leonardo
  21. Luana
  22. Mariane
  23. Maxuel
  24. Rúbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário