6º Cerco de Jericó
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Lançado concurso para letra do hino da CF 2011
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2011. O hino será escolhido em duas etapas: Na primeira, será feita a escolha da letra, com prazo de entrega das composições até dia 01 de dezembro de 2009; na segunda, será feito o concurso para a música, até abril de 2010.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema: “Fraternidade e a vida no planeta”, e o lema é: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta é o objetivo geral da campanha.
“A CNBB solicita a colaboração de todos os poetas para a criação de um texto belo e profundo que possa servir de hino para a Campanha da Fraternidade de 2011” , afirmou o assessor da CNBB para a Música Litúrgica, padre José Carlos Sala.
Pe. José Carlos Sala
Assessor da CNBB para Música Litúrgica
(61) 2103-8300
CONCURSO PARA LETRA DO HINO DA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
Brasília-DF 29 de setembro de 2009
ML 0685/09
Prezado(a) compositor(a) letrista,
A paz de Cristo!
Com alegria e expectativa, estamos lançando o Concurso para a letra do hino da CF de 2011. Convocamos todos os poetas a colocarem seus dons a serviço da evangelização e participarem deste concurso.
1. Tema e lema da CF 2011
Tema: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA
Lema: A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO (Rm 8,22)
Cantar a beleza do mundo criado, denunciar as situações de destruição e propor caminhos de preservação e sustentação da vida no planeta.
Veja no ANEXO 2 os objetivos da Campanha da Fraternidade 2011.
2. Características da letra do Hino
2.1. Quanto ao conteúdo:
O hino, antes de tudo, primará por uma profunda linguagem poética que traduzirá os conteúdos do tema e do lema. É importante observar algumas características bíblico-teológicas e pastorais:
* Um caráter convocativo: Os fiéis serão convocados para a adesão ao que se propõe a CF daquele ano. É Deus quem convoca sua Igreja, seu povo, para este engajamento concreto da fé. Os desafios da vida deverão ser acolhidos na fé, como “apelos de Deus”;
* Um embasamento bíblico: A referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida e história do povo e confere sólidos fundamentos para o texto poético;
* A coerência entre fé e vida: Contemplar a unidade fundamental entre fé e vida, evitando intimismos ou sentimentalismos exagerados. É o povo de Deus cantando em “espírito e verdade”;
* A esperança de um mundo novo, “um novo céu e uma nova terra...” (cf. Ap 21, 1-7). A força do texto deverá reavivar a esperança, a criatividade, o compromisso cristão. Enfim, uma mensagem que ajudará o povo de Deus a pôr-se em marcha.
2.2. Quanto à expressão artística (estética) da letra:
Tenha uma linguagem eminentemente poética evitando, assim, explicitações desnecessárias, moralismos, chavões etc. Uma bela poesia já traz consigo uma musicalidade;
* Tenha em todas as estrofes o mesmo número de sílabas e de acentos, ou seja, uma métrica regular e fluente;
* Tenha alguma forma de rima, embora possam ser usados versos livres. Contudo, a rima, quando bem utilizada, facilita a execução e a memorização do canto.
3. Prazo
A letra do Hino seja enviada à CNBB até o dia 1º de dezembro deste ano (2009), trazendo apenas o pseudônimo (nome de fantasia) do(a) autor(a) no remetente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, estejam o nome verdadeiro do(a) compositor(a), junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais (cf. ANEXO I), preenchido e assinado, para o seguinte endereço:
CNBB (Setor Música Litúrgica)
SE/Sul, Q. 801, Conj. “B”
70200-014 BRASÍLIA - DF
Um bom trabalho!
Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB
Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário Executivo da CF
Pe. José Carlos Sala
Assessor da CNBB para a Música Litúrgica
ANEXO
Campanha da Fraternidade de 2011
Tema: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA
Lema: A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO! (Rm 8,22)
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.
2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.
3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.
4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.
ESTRATÉGIAS
1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.
3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.
Outras referências:
· A beleza da criação: Gn 1 e SL 8
· Cântico das criaturas: São Francisco de Assis
· Prólogo de São João – Por Ele tudo foi feito: Jo, 1,1-18
· Cântico de Daniel: Dn 3, 57-88
· O primogênito da criação: Cl 1,13-20
· Novo céu e nova terra: Ap 21,1-8; Is 65,17-25
· O Espírito de Deus sustenta e renova a criação: Sl 104
· Reunir em si todas as coisas, as da terra e as do céu: Ef 1,10
Fonte: CNBB
Pe. Ademir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário